27/02/2020 16:39

Qual o significado da Quaresma e como bem vivê-la?

A Quaresma caracteriza-se por uma caminhada de quarenta dias, em que intensificamos nossas orações e práticas espirituais, em busca de uma verdadeira conversão.

Em todo tempo somos chamos a lutar por nossa conversão, mas neste tempo específico da quaresma, a Igreja toda se une para buscarmos juntos. Assim, somos fortalecidos por essa união.

Se já têm valor as mortificações que praticamos noutras épocas, que força não terão elas agora, somadas às de todos os membros do Corpo de Cristo?

Na Quaresma somos convidados a praticar, intensamente, o jejum, a esmola e a oração.

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias antes de enfrentar as tentações do demônio, no deserto, e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum.

Da mesma forma, a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje e por isso nos apresenta essas armas e nos dá este tempo propício.

Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6,1-2).

Confira algumas práticas espirituais, para que possamos bem viver este tempo:

- Oração

A oração nos permite estar em comunhão com Deus. Na oração nosso coração encontra o descanso e a direção necessária.

Defina em qual horário do dia irá rezar, programe-se, para que consiga viver uma firme vida de oração.

- Leitura da Palavra

Quando meditamos a Palavra de Deus somos moldados por Seu amor e Suas orientações. Ela nos faz firmes, pois sabemos como agir e o de porquê agir.

Jesus venceu o inimigo com a Palavra. Crie intimidade com ela, permita que o Senhor fale pessoalmente com você, através de Sua Palavra.

- Confissão

“Diz-se que há muitos que se confessam epoucos que se convertem. É que há poucos que se confessam, verdadeiramente arrependidos”.

A confissão cura as chagas de nossas almas. Com este sacramento encontramos novamente a esperança e o sentido de nossas vidas.

- Via-Sacra

A Santa Igreja recomenda que pratiquemos a Via-Sacra uma vez na semana, durante a Quaresma.

Com ela, recordamos e meditamos a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

- Santa Missa

A Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica.

Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Não é apenas uma lembrança, mas o mistério acontece novamente; é a atualização do Sacrifício único de Jesus.

A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, “torna-se presente a nossa redenção”.

Preparemo-nos para a Páscoa do Senhor! Santa Quaresma!