03/04/2019 10:00

Pastoral da Saúde na Paróquia Nossa Senhora da Consolação

Nos dias de hoje, aumentou o número de pessoas que procuram hospitais, asilos, casas de saúde ou mesmo domicílios para prestar assistência espiritual aos doentes. São pessoas movidas por amor, boa vontade e fé porém quase sem nenhuma formação para desenvolver esse ministério. Por essa razão, nem sempre conseguem ser eficientes no processo de ajuda aos enfermos.

Surge então a Pastoral da Saúde, para melhor satisfazer a missão fundamentada no Divino Mestre Jesus Cristo que veio ao mundo para que todos tenham vida e a tenham em plenitude (cf. Jo 10,10). Nesta dimensão a equipe da pastoral da saúde, precisa assumir a postura do bom samaritano, uma postura de solidariedade e misericórdia: “Levai as cargas pesadas uns dos outros e assim estareis cumprindo a Lei de Cristo” (Gal 6,2). Portanto, junto ao enfermo, como também aos familiares e aos outros cuidadores de enfermos, o cristão que fizer uma oração com fé, fará muito bem à saúde do corpo e à sua alma.

Segundo o papa Francisco, em uma publicação pelo Twitter no dia 30 de outubro de 2018, “a saúde não é um bem de consumo, mas um direito universal: unamos os esforços para que os serviços de saúde sejam acessíveis a todos”.

A Igreja do Brasil mostrou sua posição com o documento da CNBB 2012 “Saúde também é qualidade e estilo saudável de vida e esta interessa a todos, independentemente de crença, sexo, raça e classe social”.

Alguns dos objetivos dessa pastoral são levar esperança e conforto a todos aqueles que sofrem com enfermidades e conscientizar que cuidar da saúde pública não é dever de alguns, mas de cada cidadão cristão e de cada comunidade.

Existem pessoas que se sentem chamadas a levar esperança e conforto àqueles que sofrem com enfermidades no complexo mundo da saúde, colocando-se à disposição de seus semelhantes e contribuindo para elaborar maneiras simples e adequadas para que todos tenham saúde plena. Para se formarem melhor, devem participar de reuniões, encontros e cursos comprometendo-se com a promoção e educação em saúde tendo uma visão ecumênica e de diálogo inter-religioso. Deve ser capaz de escutar e acolher o outro, respeitando a sua individualidade, ser otimista, sem excesso, com semblante sereno e alegre e ser capaz de trabalhar em equipe, relacionando-se bem com todos.

Vamos pedir a Jesus Misericordioso e à Virgem da Consolação, que nos ajudem a auxiliar ao nosso próximo com oração e comunhão que vai auxiliar no seu restabelecimento.

Carmem Almeida